Corretagem e Assessoria em Compra e Venda de Empresas

É sabido que a atuação em compra e venda de empresas teve início através da atividade de corretores imobiliários que negociavam a venda de propriedades produtivas considerando que, além do metro quadrado, aquele ativo valia mais por gerar receitas e lucro. Mas esse período se refere a um período pré-industrial. No Brasil, a história nos remete ao início do século XIX.

Com o passar dos anos e com o desenvolvimento das empresas, os negócios passaram a contar com direitos e deveres legais e tributários/fiscais extremamente complexos. Desde o desenvolvimento dos processos de industrialização até os dias de hoje em que se debate o uso de recursos financeiros digitais e lei geral de proteção de dados, empresas se tornaram “propriedades” muito diferentes das fazendas produtivas do passado.

Corretores passaram a se especializar em áreas diferentes. Há corretores de imóveis residenciais, comerciais, imóveis internacionais, de seguros, de commodities, de investimentos, de câmbio e, finalmente, de empresas. Tão especializadas que hoje são atividades muito distantes umas das outras. Tem regulamentação própria e demandam conhecimentos de áreas muito diferentes umas das outras.

Nada impede um corretor de imóveis ter competência para vender uma empresa e vice-versa, mas é fundamental que tenham conhecimentos específicos e saibam orientar empresários, empreendedores e compradores sobre todos os aspectos que envolvem a compra e venda de uma empresa.

São especialidades diferentes.

É como se alguém que tivesse problemas de vista procurasse um ortopedista. Ambas são especialidades médicas e é previsível que ambas tenham conhecimentos gerais sobre as outras especialidades, mas o especialista terá condições muito melhores de ajudar o paciente dentro de sua especialidade do que fora. Na prática o mesmo ocorre na compra e venda de empresas. Um corretor de imóveis pode ter noções sobre a venda de empresas, mas dificilmente será especializado em responder questões tais como desdobramentos legais, tributários, trabalhistas e financeiros.

Corretor de Negócios é só uma parte da Assessoria em M&A.

O “business broker” ou corretor de negócios é um profissional que atua dentro do universo da Assessoria em Fusões e Aquisições. Quando um empresário decide vender sua participação ou a totalidade de sua empresa, deve procurar uma Assessoria Especializada em Fusões e Aquisições que fará as necessárias análises e determinará as estratégias adequadas para realizar a venda dos ativos empresariais com sucesso, através de sua equipe de corretores de negócios.

Não importa se é uma micro, pequena, média ou grande empresa, o ativo que constitui aquela empresa ou negócio é valioso para seus donos e deve ser tratado como tal. Seja na hora de determinar o valor justo de mercado através da valuation, analisar o seu valor patrimonial, entender seu histórico e potenciais, traduzir valores intangíveis em números. A Assessoria faz isso para proteger os interesses de quem compra e vende a empresa, inclusive vislumbrando estratégias de apresentação da oportunidade para investidores, e possíveis consequências tributárias e legais.

Uma Assessoria em Fusões e Aquisições conta com uma equipe de associados formada por advogados da área empresarial, tributária e trabalhista, contador, marketing e brokers. Deve ser capaz de analisar todos os aspectos da empresa que implicam na possível transação de compra e venda de quotas ou ações. Deve ter conhecimento para entender se o melhor caminho passará por um processo de fusão, aquisição, joint-venture, incorporação, cisão e outros possíveis meios de retratar a concretização de um negócio. Deve ser capaz de realizar uma valuation estratégica, condizente com as expectativas de linguagem e lógica de quem vai analisar a possível compra ou venda.

Mas isso se aplica a pequenas empresas?

Talvez você esteja pensando se isso se aplica também a microempresas e a resposta é sim! Principalmente quando o negócio não tem todos os números e relatórios da empresa sob controle ou mesmo quando seus resultados gerenciais divergem muito dos seus resultados contabilizados em balanço. A última coisa que você quer é contratar alguém para ajudá-lo a vender empresas que não sabe o que está fazendo, mas acha que sabe.

Uma Assessoria Completa equilibra capacidade de avaliar com a de gerar negócios.

Alguns empresários relatam experiências negativas também na contratação de especialistas. Certamente isso é muito comum. Se seu objetivo é vender uma empresa, busque contratar uma assessoria com uma clara e comprovada competência em negociar compra e venda de empresas. Não adianta contratar a melhor valuation do mercado se a empresa contratada não contar com brokers competentes. Aliás, a valuation tem que ser aprovada pela equipe de brokers também, que têm a visão do que o mercado espera pagar pelo investimento e isso muitas vezes é divergente do resultado da valuation. Assim como não adianta contratar um brokers que não tenha recursos para avançar nas tratativas e apresentar adequadamente a oportunidade que seu ativo representa para o mercado.

Pesquise e reflita antes de contratar.

Para resumir, seja na hora de comprar ou vender empresas, valorize a experiência comprovada de assessorias especializadas e não permita que o tempo e dinheiro que acumulou nos últimos anos seja colocado em risco. Ninguém que compra ou vende uma empresa quer ter que dormir inseguro por alguns anos à frente temendo que, por algum motivo, a transação realizada não tenha sido bem orientada. Vai vender? Contrate uma assessoria especializada. Vai comprar? Contrate uma assessoria especializada.

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