Empreender durante a crise do COVID 19: Perguntas e Respostas

Por Gustavo Vannucchi

Estamos em Crise, devo investir?

Certamente a todo momento devemos considerar nossas opções sobre investimento. No caso de iniciar ou adquirir um negócio, a questão é mais complexa e a Grow está pronta para auxiliar. Há empresas à venda que estão sofrendo pouco com a crise atual enquanto há outras que estão de portas fechadas calculando os prejuízos. Há oportunidades de negócios nos dois casos

Quais são as oportunidades?

Esta crise está abalando empresários e a sociedade como um todo. Mas não devemos esquecer que ela passará e que a vida continua para todos. Vejamos 3 situações que encontraremos nesse período:

Alguns negócios que estavam bem, com bom faturamento e lucro, tendem a se recuperar mas os seus proprietários que já tinham planos de mudar de vida querem virar a página. Por isso não esperaram a retomada e consequente recuperação do valor de seu negócio e aceitarão propostas de valores muito abaixo do que a Valuation antes da crise apontava.
Outros negócios cuja performances estavam abaixo do potencial poderão fechar as portas e por isso ouvirão propostas de aquisição com valores baseadas em ativo-imobilizado e talvez alguns outros itens de valoração.
Negócios que mantiveram-se resilientes durante a crise saem fortalecidos e o impacto no seu valor de venda será mínimo.

Quais os riscos?

Nunca passamos antes por um momento como esse então previsões, por mais que sejam pautadas por bom senso e visão de negócios, têm margens de erro mais elevadas do que o normal.

Para entender os riscos, devemos estabelecer premissas tais como público-alvo do negócio a investir e sua capacidade e velocidade de voltar a consumir/ comprar.

Uma vez que entendemos isso devemos ter uma perspectiva do que o investimento representa para o bolso e qual o fôlego que terá para sustentá-lo de modo confortável. Essa é uma questão individual de cada empreendedor.

Com a percepção de risco estabelecida, devemos entender como avaliar um negócio e, por incrível que pareça, essa é a parte mais fácil. É complexa pois envolve uma série de números e situações mas no final, o valor que vale a pena investir em um negócio deve ser:

>>Valor do Negócio antes da crise MENOS:

– custos de mante-lo aberto até que a crise passe
– investimentos para retomada das vendas
– avaliação de custo de capital e riscos de atingir as metas estabelecidas.

E qual será o melhor momento para investir?

Agora é o melhor momento para conversarmos, entendermos qual o perfil das oportunidades que procura e deveria considerar.

O melhor momento está entre agora e quando se tornar razoavelmente previsível quando o mercado daquele negócio retomará seu ritmo regular

Dito isso, monitoraremos as melhores oportunidades e entraremos em contato sempre que acharmos que possa interessar.

E como encontrar essas oportunidades?

A Grow criou uma estrutura para atender a dezenas de empresas que optaram por vender seus ativos em condições especiais e você poderá ter acesso às melhores oportunidades rapidamente. Basta preencher o cadastro ao lado.

Vamos agendar um bate-papo por videoconferência ou whatsapp para entender melhor seu perfil e explicar como poderemos ajudar a encontrar a melhor opção para empreender. Clique aqui e envie seu pedido de contato!

Quer falar mais sobre esse assunto?